sábado, 28 de novembro de 2009
Atividade 10
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Atividade 9 - Mídia Social
02. Analisar os efeitos da mídia social no jornalismo através de exemplos.
03. Discutir como MÍDIA SOCIAL e REDE SOCIAL estão relacionadas.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Atividade 8
02. Discutir a influência da mobilidade no jornalismo digital. Dar exemplos.
03. Relacionar impactos das tecnologias móveis na economia.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Atividade 7
- Relacionar com apropriação e ativismo digital.
- Relacionar com a economia de links.
02. Analisar e discutir o funcionamento do capital INFORMAÇÃO. Podemos dizer que é uma forma de capital social? Explique.
A atual economia do mundo global possibilita que uma parcela maior do capital de uma empresa seja representado por informação. Através da rede, temos acesso a outros tipos de valores diferente dos que nos deparamos no mundo offline e assim, constituímos um outro capital social através de novos dados que nos sejam repassados. Dessa forma as transformações dependem das redes existentes entre os indivíduos do grupo e atores localizados em outros espaços sociais, ou seja, do capital social da comunidade.
03. Discuta como os processos de GLOBALIZAÇÃO e DIGITALIZAÇÃO estão influenciando as relações econômicas. Dê exemplos.
Por relações sociais entende-se as resultantes da cooperação entre indivíduos dentro da comunidade ou entre comunidades, em quaisquer circunstâncias, independentemente do modo como decorrem ou do fim a atingir. Na economia, tudo o que mantem ou aumenta a competitividade reduz custos automaticamente, graças a digitalização que traz um verniz de modernidade às empresas, por exemplo. Podemos citar os arquivos de uma determinada empresa, os quais são facilmente "guardados" no computador e não mais impressos em folhas e ocupando grandes espaços.
sábado, 7 de novembro de 2009
Atividade 6
Desvio é o uso incorreto das ferramentas tecnológicas. Desviante é aquele que infringir as regras, marginaliza o meio e se autorregula. Um exemplo disso são os crackers, usuários avançados da rede que invadem sistemas de segurança.
Despesa é fazer uso da rede somente para lazer. Exemplos não faltam, como jogos on-line, chats e outros.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Atividade 5 - Plano de estudos dirigidos
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Atividade 4 - Sociabilidade
a) Existem conversações? Explique.
b) Podemos dizer que as pessoas estão conectadas entre si? Explique.
02. No Orkut:
a) Quais valores (usos) você percebe no Orkut? Explique.
A "vida" no Orkut passou a ser uma necessidade para muitos internautas, pois para eles quem não está nessa rede parece não fazer parte do mundo. De assuntos de trabalho a relacionamentos pessoais, o Orkut serve como meio de autopromoção, todos são belos, inteligentes e bem educados. Sem privacidade, pode-se ser quem quiser, falar o que pensar e ainda informar-se da vida das pessoas em minutos. Foto de viagens, atualização de relacionamento, novidades, tudo tem prioridade de ir para o Orkut.
b) Podemos dizer que seus amigos do Orkut são "amigos"? Explique.
03. Como a mediação do computador altera a comunicação entre as pessoas? Explique e dê exemplos.
domingo, 20 de setembro de 2009
Atividade 3 - Ciborgue e avatar
No ciberespaço as pessoas são capazes de interagir sem, necessariamente, revelarem suas identidades. É possível adquirir múltiplas faces, ser o que gostaria de ser no mundo real e o que não é devido às leis sociais. O eu interior é banido, uma vez que tais ciborgues, por exemplo, não expressam sentimentos. Assim, prevalece a estética e demais perfumarias, como os lugares que frequenta, o que compra, hobby e como se veste. Ser eu no ciberespaço torna-se mais difícil do que ser uma pessoa idealizada.
04. Virtualizar um espaço concreto (que ainda não é virtual). Explicar como o virtual aparece no processo.
Virtualizar um espaço é possibilitar que os internautas tomem conhecimento de algo concreto através da rede, como fatos, lugares, descrições. Isso pode ser feito por meio de vídeos, desenhos, fotografias ou até mesmo da escrita. Descrever-se fisicamente em bate papos é um exemplo disso, assim como postar imagens de um ambiente restrito e praticamente desconhecido.
05. Discutir como os lugares aparecem no ciberespaço. Dar exemplos.
Os lugares no ciberespaço aparecem por meio de projeções da realidade com um acréscimo de fantasia, transmitindo a sensação de ambientes perfeitos. Por exemplo, o Second Life que simula a vida real e social do ser humano ou até mesmo o The Sims, nos quais tudo é construído através do que se almeja para a realidade.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Atividade 2 - Hipertexto
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Atividade 1 - Análise do jornal online Folha de São Paulo
Já a hipertextualidade se dá, praticamente, em todas matérias, as quais tem links que nos levam a outros assuntos, outras notícias. No entanto, essa hipertextualidade é limitada a este jornal, não levando o leitor a outros sites. A convergência de mídias é da mesma forma. Ela existe, mas usando ferramentas da própria Folha. Por exemplo, os vídeos não são do Youtube e sim do próprio Uol, assim como a livraria também leva o nome deles e até mesmo os espaços publicitários.
De modo geral, o Folha de São Paulo emprega bem as características da internet em seu jornal online, porém poderia melhorar alguns aspectos da hipertextualidade e da convergência de mídias, somando assim ao conhecimento de seu internauta.