sábado, 28 de novembro de 2009

Atividade 10

01. Você faz parte do Movimento Estudantil e é presidente de DA dentro da Universidade. Com base no que você estudou, elabore duas estratégias de comunicação que possuam efeitos políticos através do uso de um weblog. Descreva suas estratégias e explique qual seu efeito político.


Seria possível criar uma política democrática através de um blog, onde os alunos poderiam interagir com os componentes do DA através de fórum, expor suas opiniões a respeito deste e assim, proporcionar um centro de debate para melhoria do movimento. É visível na política atual que sites de relacionamento, como Twitter e Orkut, também ajudam para demonstrar o perfil do(s) candidato(s) e até mesmo sugerir discussões e acrescentar tanto ao político, como é neste caso, como a sociedade.


02. Analise como os modelos de rede podem auxiliar ou prejudicar suas estratégias propostas na questão anterior. Explique.


Os modelos de rede propostos na questão anterior só iriam corroborar as estratégias do DA ou a campanha de um candidato, caso esses não deixassem brechas para críticas. O blog, no caso, seria um local de encontro do movimento, no qual os membros poderiam interagir com o restante dos universitários e até mesmo com os professores. Com a sua velocidade do mundo cibernético, os problemas são resolvidos de forma mais ágil e com isso, adquirem proporções menores.


03. O Orkut é uma remidiação? Explique e exemplifique.


O Orkut é sim uma remidiação por seus scraps e depoimentos serem capazes de substituir as cartas, assim como as fotos são uma forma digitalizada dos álbuns tradicionais. Assim, nota-se que ele não é uma inovação e sim, uma junção de mídias, dando uma nova roupagem a formas de comunicação que já existiam. Com isso, o consumismo aumenta, uma vez que se almeja tudo que há de mais moderno e dessa forma, essa ferramentas acabam atribuindo outros valores diferentes daqueles que tinham como propósito.


04. O Youtube é uma forma de imediação ou hipermediação? Explique e exemplifique.


O Youtube é uma forma de hipermidiação, já que não nos excluímos totalmente do espaço. Enquanto navegamos nessa página, abrimos outras que nos possibilitam a distração através de músicas, fotos e até mesmo o MSN. Este site em si já convida para isso, pois comporta diversos links para vídeos similares que nos permite avaliar o vídeo por meio de comentários.


05. Que relações existem entre o corpo material das pessoas e o ciberespaço? Explique.


Criamos relações sociais com o meio através de meios de comunicação modernos, como o ciberespaço que é um ambiente virtual. Com isso, o corpo humano fica projetado no mundo offline e o ciberespaço só existe e desempenha sua função se este corpo estiver conectado a ele. É por isso que as pessoas divulgam tudo da rede, expõe suas intimidades e falam sobre qualquer assunto. Os limites entre real e virtual estão diminuindo a cada dia que passa e o laço social torna-se assim, cada vez mais frágil.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atividade 9 - Mídia Social

01. Encontrar três exemplos de mídia social na Internet. Explicar.
As mídias sociais são espaços de interação entre os usuários no meio eletrônico e isso permite uma produção de conteúdos de forma descentralizada, ou seja, de muitos para muitos. Com isso, Orkut, Facebook, Youtube, Vimeo, Twitter, fóruns, e-mails e blogs são algumas das muitas ferramentas de mídias sociais existentes, já que nesses espaços as pessoas podem falar de tudo e gerarem discussões.

02. Analisar os efeitos da mídia social no jornalismo através de exemplos.
Com tantos ambientes colaborativos abertos às conversas, como às redes sociais, jornais e revistas online precisam desfrutar desses benefícios. As redações, por sua vez, ganham um manancial de informações e oportunidades para atingir novos públicos e os jornalistas tem a oportunidade de desbravar uma nova área de atuação. As mídias socias, então, podem nortear uma estratégia editorial a partir do momento que geram inspirações para pautas, permitem a busca por fontes, possibilita uma aproximação com o público e proporciona uma coleta de feedbacks sobre materiais já publicados.

03. Discutir como MÍDIA SOCIAL e REDE SOCIAL estão relacionadas.
As redes sociais podem ser exemplos de mídias sociais. Entende-se por mídia social aqueles ambientes em que o público produz e compartilha conteúdos, como possibilidade de diálogo público. A rede social, por si só, é uma forma de representação de relacionamentos afetivos dos seres entre si e seus grupos de mesmo interesse. Com isso, ela lhes permite compartilhar interesses e objetivos em comum, visto que fazem parte dela indivíduos com identidade semelhante.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Atividade 8

01. Encontrar três exemplos de uso das tecnologias móveis na Internet. Discutir.
Um primeiro exemplo pode ser a banda larga móvel 3G que nos permite acessar a rede de qualquer lugar e a qualquer momento e assim, jogar nela fatos instantâneos e até mesmo pessoais, como uma foto de uma viagem que vai parar no Orkut. O segundo é o Wi-Fi que dá praticamente as mesmas vantagens que a 3G, no entanto, só é mais limitado por ficar restrito aos locais que tem sinal de rede. Por último, temos como exemplo o bluetooth que é um tipo de GPS e acaba orientando as pessoas através de dispositivos de memória.

02. Discutir a influência da mobilidade no jornalismo digital. Dar exemplos.
A mobilidade no jornalismo digital vem revolucionando os modos tradicionais de informação. As redes sem fio e os dispositivos eletrônicos móveis, como PDAs, smartphones e celulares, já fazem parte do cotidiano da sociedade. Dessa forma, informações ditas "frescas" chegam muito mais rápido às mãos da sociedade, ao contrário do que aconteceria num mundo limitado de tecnologias. A foto de um acidente, por exemplo, pode ser facilmente tirada através de um celular e cair na rede em segundos. Assim como as notícias que informam todo o mundo facilmente através de uma simples postagem no Twitter e permitem gerar matérias ao vivo com um menor espaço de tempo. Com isso a notícia incorporou caráter mais dinâmico e interessante com o auxílio de áudio, vídeo e imagem e até mesmo dos blogs.

03. Relacionar impactos das tecnologias móveis na economia.
As tecnologias móveis possibilitam que a sociedade tenha acesso a informação de todo e qualquer lugar e sobre os mais diferentes temas. Com esse bombardeamento de novidades no meio de comunicação e de inserções no mundo tecnológico, como blogs e Twitter, os usuários acabam confundindo o que faz parte do mundo online e o que pertence ao mundo offline. Com isso, abre-se mão do mundo privado e se expõe no Orkut, por exemplo, toda a vida pessoal e até mesmo fotos íntimas. Assim, momentos que até então eram de união familiar, tornam-se interrompidos pela constante presença do mundo virtual nas vidas pessoais e profissionais.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Atividade 7

01. Procurar um exemplo de Google bomb.
- Relacionar com apropriação e ativismo digital.
- Relacionar com a economia de links.

O Google Bomb uma ironia ao sistema Google. É quando as pessoas se unem e se apropriam da rede para tentarem influenciar a classificação de uma determinada página, normalmente com intenções humorísticas e de protesto. Na união pelo mesmo ideal, visualizamos o ativismos digital e na apropriação da ferramenta em prol de manifestações, a apropriação. Um exemplo disso podem ser as matérias relacionadas ao ex-presidente dos EUA George W. Bush ou ao Chuck Norris. Com a criação de vários links pelo Google Bomb, o Google com seu mecanismo de seleção de links e disponibilizando primeiramente os mais visitados, possibilita uma apropriação de valores que leva a economia deles. Os mais acessados, consequentemente, serão os mais "poderosos".

02. Analisar e discutir o funcionamento do capital INFORMAÇÃO. Podemos dizer que é uma forma de capital social? Explique.

A atual economia do mundo global possibilita que uma parcela maior do capital de uma empresa seja representado por informação. Através da rede, temos acesso a outros tipos de valores diferente dos que nos deparamos no mundo offline e assim, constituímos um outro capital social através de novos dados que nos sejam repassados. Dessa forma as transformações dependem das redes existentes entre os indivíduos do grupo e atores localizados em outros espaços sociais, ou seja, do capital social da comunidade.


03. Discuta como os processos de GLOBALIZAÇÃO e DIGITALIZAÇÃO estão influenciando as relações econômicas. Dê exemplos.

Por relações sociais entende-se as resultantes da cooperação entre indivíduos dentro da comunidade ou entre comunidades, em quaisquer circunstâncias, independentemente do modo como decorrem ou do fim a atingir. Na economia, tudo o que mantem ou aumenta a competitividade reduz custos automaticamente, graças a digitalização que traz um verniz de modernidade às empresas, por exemplo. Podemos citar os arquivos de uma determinada empresa, os quais são facilmente "guardados" no computador e não mais impressos em folhas e ocupando grandes espaços.

sábado, 7 de novembro de 2009

Atividade 6

01. Encontrar um exemplo de apropriação, um de desvio e um de despesa na rede. Analisar e explicar.
Apropriação é o fato de a sociedade reinterpretar a tecnologia, atribuindo-lhe usos que primeiramente não estavam estabelecidos. Como, por exemplo, as “conversas” de três segundos pelo celular. De acordo com a Anatel, as empresas de telecomunicação não podem cobrar por ligações de até três segundos de duração. Com isso, as pessoas atribuíram essa apropriação ao telefone móvel, dialogando através de sucessivas ligações.

Desvio é o uso incorreto das ferramentas tecnológicas. Desviante é aquele que infringir as regras, marginaliza o meio e se autorregula. Um exemplo disso são os crackers, usuários avançados da rede que invadem sistemas de segurança.

Despesa é fazer uso da rede somente para lazer. Exemplos não faltam, como jogos on-line, chats e outros.

02. Relacionar apropriação e política na Internet através de exemplos.
Os processos de apropriação influenciam a política. Discursos onlines, por exemplo, tem sido muito bem aceitos pela sociedade. Mexer no perfil do Orkut dos candidatos e olhar blogs diversos pode ser uma maneira de descobrir informações novas e saber o que as eles estão pensando. É preciso sempre ter cuidado com o desvio, ou seja, com o uso anti-convencional da internet, como por exemplo, perfis falsos, com informações e declarações falsas sobre os candidatos/partidos, pois isso pode de alguma maneira denegrir a imagem desses.

03. O que é ativismo na Internet? Dê exemplos e relacione.
Considera-se ativista todo aquele que utiliza a internet como difusão de conteúdos através de mídias tradicionais e para isso, realiza mobilizações de usuários em busca do mesmo interesse. Também pode ser uma alternativa aos meios de comunicação de terem mais liberdade e causar mais impacto. Exemplos estão no Youtube, no qual internautas divulgam seus vídeos, ou ainda em comunidades do Orkut, nas quais fazem parte pessoas com os meus gostos, interesses, ideias.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atividade 5 - Plano de estudos dirigidos


01. No blog, responder e publicar:


a) Você leu como Jenkins percebe a importância da convergência na atualidade. A partir de sua leitura, encontre pelo menos três exemplos de convergência de mídias (diferentes daqueles citados no livro) e discuta, mostrando como podem ser percebidos assim.
O primeiro exemplo é o seriado Heroes que pode ser visto na TV, online e até mesmo em gibis. A série consegui assim atrair diferentes públicos e lhes instiga curiosidade, uma vez que faz uso de diversas mídias a cada episódio.


Outro exemplo é o programa Urbano, transmitido pelo Multishow e apresentado por Renata Simões. As pautas são definidas pela internet e logo, é grande a interação com o telespectador que geralmente escolhe temas ligados à web ou às novas tecnologias.



Por último, percebemos a convergência de mídia no blog do maestro Georges Henry no qual visualizamos a presença de um radioblog, uma vez que são postadas músicas do maestro e além disso, um pressblog já que o seu endereço é publicado no jornal A Tribuna.



b) A convergência de mídias, de acordo com Jenkins, é uma conseqüência de que? Explique.

Frente a um mundo globalizado, a sociedade procura adquirir ferramentas que facilitem suas atividades diárias e uma vez que as encontra, a comodidade torna-se maior. Aumenta assim também a busca por mais mecanismos tecnológicos, influenciando no desenvolvimento cultural e técnico. Por isso surge a convergência para facilitar o nossa conexão com as mídias, tornando-as acessíveis em um só lugar até porque a necessidade de informação do mundo atual exige que sempre se esteja atualizado com o que acontece no mundo.



c) Como a interatividade proporcionada pelas mídias digitais influencia a convergência? Explique e dê exemplos.

A influência acontece quando a sociedade consegui se impor frente as mídias. Consumindo-se mais os meios de comunicação, devido as facilidades que eles trazem, a população passa a cobrar mais participação, autonomia e voz diante eles. Este exemplo poderá ser visualizado na TV digital, a qual possibilita uma maior interação entre mídia e consumidor. Há também chats de programas e blogs que permitem que o público expresse sua opinião e sugira ideias.



d) A partir das leituras a respeito da convergência de mídias, produza, em duplas, uma convergência e publique no seu blog. Discuta por que tal elemento pode ser percebido como convergência e analise.

Ana Paula Kringel e Lúcia Soares: Optamos por criar um blog com o intuito de postar gafes da televisão atrás de vídeos. Assim, teremos uma convergência de mídias, pois o blog apresenta duas mídias no mesmo aparelho, conseguindo divulgar erros ocorridos em programas de televisão através da internet.




http://falhavossa.blogspot.com/

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Atividade 4 - Sociabilidade

01. Analise, no Twitter:

a) Existem conversações? Explique.

O Twitter é uma rede social que permite a conversação entre as pessoas que o integram, porém de uma forma menos dinâmica e ágil de como acontece com o Orkut e o Messenger. Os adeptos ao Twitter usam essa ferramenta para publicar suas rotinas, por exemplo, mas dificilmente fazem comentários sobre o que um seguinte postou. No entanto, há uma comunicação indireta uma vez que um internauta tem acesso a atualizações pessoais de outros, pode fazer uma manifestação social ou até mesmo divulgar sua marca, por exemplo.

b) Podemos dizer que as pessoas estão conectadas entre si? Explique.

Uma vez que o Twitter é uma rede social, pode-se dizer sim que as pessoas estão conectadas entre si. É possível encontrar pessoas de outras cidades, estados, países e assim ter um seguinte, que tem outro seguinte e se torna teu seguidor.

02. No Orkut:
a) Quais valores (usos) você percebe no Orkut? Explique.
A "vida" no Orkut passou a ser uma necessidade para muitos internautas, pois para eles quem não está nessa rede parece não fazer parte do mundo. De assuntos de trabalho a relacionamentos pessoais, o Orkut serve como meio de autopromoção, todos são belos, inteligentes e bem educados. Sem privacidade, pode-se ser quem quiser, falar o que pensar e ainda informar-se da vida das pessoas em minutos. Foto de viagens, atualização de relacionamento, novidades, tudo tem prioridade de ir para o Orkut.

b) Podemos dizer que seus amigos do Orkut são "amigos"? Explique.
Os níveis de amizade inexistem no Orkut, assim como em qualquer outro meio de comunicação via Internet. Lógico que algumas pessoas que são amigas na vida real, consequentemente, também são amigas no Orkut, mas não dá para generalizar a ponto de dizer que todos que ali são "amigos" cumprem esse mesmo papel fora do mundo virtual. Além disso, muitas pessoas usam o Orkut como forma de aumentar seus relacionamentos, conhecer gente nova e logo, adicionam pessoas desconhecidas. Essa ferramenta é um meio social, no qual um quer ser melhor relacionado que o outro e para tanto, procuram ter o maior número de amigos.

03. Como a mediação do computador altera a comunicação entre as pessoas? Explique e dê exemplos.

Através do computador a comunicação se torna mais instantânea e frequente. Enquanto alguém ligaria para um familiar que mora no Paraná, por exemplo, uma vez por mês, a mesma pessoa teria notícias dele uma vez por semana por meio do computador. Entretanto, entre pessoas que convivem diariamente as relações se tornam mais superficiais e frias, parecendo que qualquer assunto pode ser tratado virtualmente, não requerendo um olho a olho. Tudo defini-se em praticidade e comodismo com seus prós e contras, benefícios e malefícios.

domingo, 20 de setembro de 2009

Atividade 3 - Ciborgue e avatar

01. Encontrar no ciberespaço um exemplo de ciborgue. Explicar.
No site Anime Total existem imagens de ciborgues na coleção de revistas "Eras dos quadrinhos", como por exemplo, o Colossus, Ciborgue, Tempestade, Pantera Negra, Blade, Noturno, Conan. Tais personagens demonstram a necessidade da humanidade de aperfeiçoar funções biológicas artificialmente para sobreviver no ambiente hostil do espaço.

02. Analisar, no Twitter, como as pessoas se representam. Discutir.
Em redes sociais como o Twitter, Orkut e chats de relacionamento, os internautas buscam a suposta perfeição humana. Imperfeições que seriam facilmente percebidas num encontro pessoal são disfarçadas de maneira ainda mais fácil através da Internet. A descrição do perfil, fotos, comunidades e postagens atuam de forma a esconder os naturais defeitos e ocultam a realidade daquele ser para os demais que se relacionam com ele por esses meios. Fica a impressão de que aquilo que não pode ser consertado no mundo real tem ajuste no mundo virtual e logo, neste contexto, mentir é banal.

03. Construir um avatar de si mesmo e de um colega. Discutir como o ciberespaço proporciona a expressão de identidade.


No ciberespaço as pessoas são capazes de interagir sem, necessariamente, revelarem suas identidades. É possível adquirir múltiplas faces, ser o que gostaria de ser no mundo real e o que não é devido às leis sociais. O eu interior é banido, uma vez que tais ciborgues, por exemplo, não expressam sentimentos. Assim, prevalece a estética e demais perfumarias, como os lugares que frequenta, o que compra, hobby e como se veste. Ser eu no ciberespaço torna-se mais difícil do que ser uma pessoa idealizada.

04. Virtualizar um espaço concreto (que ainda não é virtual). Explicar como o virtual aparece no processo.
Virtualizar um espaço é possibilitar que os internautas tomem conhecimento de algo concreto através da rede, como fatos, lugares, descrições. Isso pode ser feito por meio de vídeos, desenhos, fotografias ou até mesmo da escrita. Descrever-se fisicamente em bate papos é um exemplo disso, assim como postar imagens de um ambiente restrito e praticamente desconhecido.


05. Discutir como os lugares aparecem no ciberespaço. Dar exemplos.

Os lugares no ciberespaço aparecem por meio de projeções da realidade com um acréscimo de fantasia, transmitindo a sensação de ambientes perfeitos. Por exemplo, o Second Life que simula a vida real e social do ser humano ou até mesmo o The Sims, nos quais tudo é construído através do que se almeja para a realidade.



segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Atividade 2 - Hipertexto

01. Identificar, em uma matéria jornalística, as características do hipertexto. Apontá-las.
Analisando a Folha Online do jornal de São Paulo, visualiza-se que o hipertexto aparece através de links que levam o internauta a outras matérias sobre o mesmo assunto ou ainda a outras editorias. Por exemplo, na matéria Telefônica atribui problemas na telefonia fixa a ‘oscilações na rede’ existe modularidade através do "Leia mais", o qual permite que o leitor acesse links e aprofunde seu conhecimento sobre o assunto e logo, forme uma opinião sobre o mesmo. Há também multilinearidade, pois somente escolho o caminho que quero seguir e não crio um novo através de outros links. A estrutura de rede também aparece com links que permeiam por outros temas, como por exemplo, a “Livraria da Folha” e “Outras notícias em informática”.

02. Escrever, em duplas ou trios, uma pequena história hipertextual.
Era uma vez um vendedor de cachorro quente e uma moça rica que morava de frente para o mar. Era uma vez um encontro casual da metade das laranjas em Copacabana. Era uma vez um scrap no Orkut e o fim de um relacionamento. Era uma vez um blog romântico e fotos de um casal apaixonado. Era uma vez um filme que falava sobre opostos, sobre prédios de classe alta, mas também sobre favelas. Era uma vez uma história sem sentido, mas repleta de sentimento.

03. Acesse o site www.ciberpoesia.com.br e responda:
a) Que tipo de hipertexto podemos perceber nos poemas?
Os poemas do site Ciberpoesia apresentam dois tipos de hipertexto: exploratório, uma vez que o internauta pode explorar o site indo de links como “Poemas Virtuais” até “Ciberpoemas” e também construtivo, pois quem o acessa pode opinar sobre o que achou dos poemas visuais ou até mesmo criar seu próprio ciberpoema.

b) Como o hipertexto altera a relação com o poema?
Uma vez que o internauta pode criar seu próprio poema, um mesmo assunto pode ter mais de um ponto de vista e logo, um desenrolar diferente. Assim, terá uma interatividade entre internauta/internet e internauta/internauta.

c) O que significa o texto "em rede" para o processo de significação?
O texto em rede possibilita maior interatividade entre o leitor e a poesia. Dessa forma, é possível explorar imagens, dinâmicas textuais e até mesmo, construir sua própria história. Assim, a sua interpretação sobre determinado assunto será dividida com os demais internautas, os quais poderão reproduzi-la ou montar outra diferente.

04. Podemos dizer que o Twitter é um hipertexto de conversação? Explique e aponte exemplos.
O Twitter possui hipertextualidade por apresentar as três características básicas: modularidade, não linearidade e estrutura de rede. A primeira, pois é possível construir a rotina de um amigo através das postagens do que ele está fazendo. A segunda, porque em cada nova atualização de mensagem o internauta está construindo um caminho diferente, possibilitando que seus amigos comentem nela. Por fim, este meio de comunicação permite acessar outros “followings”, o que acaba criando uma estrutura de rede.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atividade 1 - Análise do jornal online Folha de São Paulo

O jornal em análise apresenta interatividade através de "Podcast", enquetes, do link Folha Emprego o qual possibilita o anúncio de seu currículo, do Folhashop, guia da folha online, fale conosco e também o leitor pode comunicar erros das matérias através de e-mail. Além disso, possui velocidade e instantaneidade com atualização automática e presença do link em cima da hora.

Já a hipertextualidade se dá, praticamente, em todas matérias, as quais tem links que nos levam a outros assuntos, outras notícias. No entanto, essa hipertextualidade é limitada a este jornal, não levando o leitor a outros sites. A convergência de mídias é da mesma forma. Ela existe, mas usando ferramentas da própria Folha. Por exemplo, os vídeos não são do Youtube e sim do próprio Uol, assim como a livraria também leva o nome deles e até mesmo os espaços publicitários.

De modo geral, o Folha de São Paulo emprega bem as características da internet em seu jornal online, porém poderia melhorar alguns aspectos da hipertextualidade e da convergência de mídias, somando assim ao conhecimento de seu internauta.