segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Atividade 2 - Hipertexto

01. Identificar, em uma matéria jornalística, as características do hipertexto. Apontá-las.
Analisando a Folha Online do jornal de São Paulo, visualiza-se que o hipertexto aparece através de links que levam o internauta a outras matérias sobre o mesmo assunto ou ainda a outras editorias. Por exemplo, na matéria Telefônica atribui problemas na telefonia fixa a ‘oscilações na rede’ existe modularidade através do "Leia mais", o qual permite que o leitor acesse links e aprofunde seu conhecimento sobre o assunto e logo, forme uma opinião sobre o mesmo. Há também multilinearidade, pois somente escolho o caminho que quero seguir e não crio um novo através de outros links. A estrutura de rede também aparece com links que permeiam por outros temas, como por exemplo, a “Livraria da Folha” e “Outras notícias em informática”.

02. Escrever, em duplas ou trios, uma pequena história hipertextual.
Era uma vez um vendedor de cachorro quente e uma moça rica que morava de frente para o mar. Era uma vez um encontro casual da metade das laranjas em Copacabana. Era uma vez um scrap no Orkut e o fim de um relacionamento. Era uma vez um blog romântico e fotos de um casal apaixonado. Era uma vez um filme que falava sobre opostos, sobre prédios de classe alta, mas também sobre favelas. Era uma vez uma história sem sentido, mas repleta de sentimento.

03. Acesse o site www.ciberpoesia.com.br e responda:
a) Que tipo de hipertexto podemos perceber nos poemas?
Os poemas do site Ciberpoesia apresentam dois tipos de hipertexto: exploratório, uma vez que o internauta pode explorar o site indo de links como “Poemas Virtuais” até “Ciberpoemas” e também construtivo, pois quem o acessa pode opinar sobre o que achou dos poemas visuais ou até mesmo criar seu próprio ciberpoema.

b) Como o hipertexto altera a relação com o poema?
Uma vez que o internauta pode criar seu próprio poema, um mesmo assunto pode ter mais de um ponto de vista e logo, um desenrolar diferente. Assim, terá uma interatividade entre internauta/internet e internauta/internauta.

c) O que significa o texto "em rede" para o processo de significação?
O texto em rede possibilita maior interatividade entre o leitor e a poesia. Dessa forma, é possível explorar imagens, dinâmicas textuais e até mesmo, construir sua própria história. Assim, a sua interpretação sobre determinado assunto será dividida com os demais internautas, os quais poderão reproduzi-la ou montar outra diferente.

04. Podemos dizer que o Twitter é um hipertexto de conversação? Explique e aponte exemplos.
O Twitter possui hipertextualidade por apresentar as três características básicas: modularidade, não linearidade e estrutura de rede. A primeira, pois é possível construir a rotina de um amigo através das postagens do que ele está fazendo. A segunda, porque em cada nova atualização de mensagem o internauta está construindo um caminho diferente, possibilitando que seus amigos comentem nela. Por fim, este meio de comunicação permite acessar outros “followings”, o que acaba criando uma estrutura de rede.

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